Tapping

Tapping: novo método promete emagrecer através de tapinhas

Não estamos a apelar à violência sobre si própria, apenas a divulgar o tapping, um método que usa a teoria oriental dos meridianos e técnicas de programação neurolinguística para fazer desaparecer os quilos a mais.


O  nome em inglês, tapping, significa pequenas batidas ou palmadinhas, mas o método também é conhecido pelo termo, mais sofisticado, de Emotional Freedom Techniques (EFT), ou técnicas de libertação emocional.

Trata-se de uma combinação de técnicas orientais e ocidentais para ajudar a desbloquear emoções e condicionar a mente. Parte-se da premissa de que o excesso de peso tem muitas vezes causas emocionais e de que os transtornos emocionais, por sua vez, têm por base perturbações no sistema energético do corpo.

Este sistema baseia-se no mapa corporal dos meridianos, elaborado pela Medicina Tradicional Chinesa e usado na acupuntura e shiatsu, por exemplo. A ideia da EFT, criada por um norte-americano chamado Gary Craig,  é de que é possível obter benefícios aplicando nestes pontos pressões leves e repetidas, ao mesmo tempo que nos concentramos numa questão emocional específica. Este procedimento permite libertar a mente de condicionamentos que podem estar a contribuir para um desequilíbrio, como o excesso de peso.

Não há estudos científicos que provem a eficácia do método ou garantam que os bons resultados não se devem apenas a condicionamento por sugestão. De resto, a autossugestão é usada de forma propositada, através da Programação Neurolinguística, outro método criado por americanos na década de 70. A maneira como se pensa e fala é usada para modelar crenças. Assim, em vez de dizer ‘Estou a tentar perder peso, mas é difícil’, diga ‘Cada dia se torna mais fácil perder peso’. Simplista? Que tal umas palmadinhas para experimentar?

Na nossa fotogaleria pode ver mapas com alguns pontos de tapping tirados de ‘O Pequeno Livro que Emagrece’, da especialista em perda de peso Kimberly Willis. Siga os pontos dando toques com o indicador cerca de oito vezes em cada um, enquanto faz afirmações. Comece no ponto do golpe karaté e continue pela face seguindo a ordem numérica. Passe ao ponto da clavícula (6) e depois aos dedos, pressionando junto à unha com a mão contrária. Termine friccionando o ponto gama e no fim pressione novamente o ponto karaté.
Fortaleça o sistema imunitário: Coloque os dedos nos pontos salientes das clavículas, mesmo por baixo, na parte de cima do torax, sentirá duas pequenas depressões. Pressione firmemente esses pontos enquanto respira profundamente durante um minuto. Ficará com mais energia para fazer exercício físico, por exemplo.
Ponha a energia do fígado a trabalhar: Coloque um dedo no espaço entre os ossos do dedo grande do pé e do segundo dedo. Mova o dedo em direção ao tornozelo, exercendo leve pressão. Sentirá um pequeno afundamento da pele cerca de 2cm mais acima. Pressione este ponto por um minuto para estimular a energia do fígado, ajudando a eliminar toxinas.


Livre-se da ansiedade: Já está na cozinha e tem a mão no congelador, de onde vai retirar uma caixa de gelado porque se sente deprimida? Alto! Com a ponta dos dedos, comece a aplicar suaves batidas na têmpora, continuando para a zona atrás da orelha, pescoço, e até à extremidade dos ombros. Primeiro do lado esquerdo, com a mão esquerda, enquanto diz cinco vezes ‘eu já nem gosto do sabor de...’. Depois com a mão direita, do lado direito, repita cinco vezes a frase ‘adoro estar livre da ânsia de comer’.

Resista à tentação: Se se sentir tentada a comer petiscos, como um pacote de batatas fritas ou uma embalagem de chocolate, sabendo que nem sequer tem fome mas apenas gulodice, experimente este exercício: friccione a parte da frente da sua orelha, o pedaço de cartilagem situado imediatamente em frente do canal auditivo. Friccione-o entre o polegar e o indicador durante alguns minutos. Teoricamente, este ponto de acupressão ajuda a neutralizar a ânsia de comer ao redirecionar a energia e diminuir o apetite.

artigo original

0 comentários:

Postar um comentário